O que é o EREM?

O EREM é um espaço diferente dos demais eventos da Medicina porque é organizado exclusivamente por estudantes e tem como público-alvo os próprios estudantes. É um espaço criado com o objetivo de proporcionar troca de ideias e experiências entre os estudantes da regional da DENEM. O EREM é o maior espaço de encontro em âmbito regional. A cada ano ele é organizado por um Diretório Acadêmico em parceria com a Coordenação Regional. Confira os últimos EREMs:

    
 


Como será o XVIII EREM em Rio Grande?

 
Este ano, em Rio Grande, ocorre mais uma edição do Encontro Regional dos Estudantes de Medicina. O evento acontecerá nos dias 15 a 18 de novembro no campus da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, ele é organizado por acadêmicos do curso de medicina, Diretório Acadêmico Francisco Martins Bastos em parceria com a Coordenação da Regional Sul-1 da DENEM. Sendo que a recepção dos alunos começa já no dia 14 à noite. Este ano, o tema do Encontro será “Estudante em luta, médico em construção?”. Os temas que irão delinear as mesas e oficinas serão Saúde, Educação, Trabalho e Movimento Estudantil. Durante os 3 dias de EREM, ocorrerão mesas, oficinas e festas a fim de abrir debates e integrar os estudantes principalmente das diferentes universidades gaúchas e catarinenses.

 A programação terá 4 momentos: as oficinas, que serão variadas e simultâneas para que cada participante possa escolher a de maior interesse e para que o espaço possa ser aberto para discussões e aprofundamentos em pequenos grupos. Já, as mesas terão um caráter informativo e explanativo, dessa maneira, a primeira irá abordar as políticas de saúde atuais e suas influências sobre o SUS, como a conjuntura econômica modifica as concepções de saúde e o papel do médico como agente transformador. A programação cultural que irá contar com apresentações e participações de acadêmicos e comunidade. E as festas de integração, criadas como um espaço de descontração para o evento.

As oficinas ocorrerão simultaneamente e terão diferentes temas, cabendo ao participante escolher a que lhe desperte mais interesse; o número de participantes das oficinas é reduzido, afim de que todos sintam-se à vontade para expressar sua opinião, questionar e participar. São elas: Como formar/organizar um DA/CA, Processo de formação de consciência 2, Teatro Brechtiniano, Cine debates, Movimento estudantil e SUS, DSPSD, Saúde mental e políticas públicas, Saúde do trabalhador e estudante de medicina, Opressão de gênero, Processo de formação de consciência 1, Método em Marx, Saúde da Copa, Diretrizes curriculares, Oficina do sapateiro, Provab e Revalida, Ato médico, Planos de saúde e Mercantilização. 

Quanto às mesas, elas ocorreram em horário diferentes, para que todos possam estar presentes; a primeira mesa “Trabalho Médico e o Trabalho” abordará o trabalho do médico, fazendo uma análise do trabalho médico ao longo dos tempos, as diferenças e semelhanças com outras profissões e as mudanças que ocorreram e estão ocorrendo nessa profissão. A segunda mesa, “Mesa-Redonda: Saúde,sociedade e trabalho” analisará o processo saúde e doença e a ineficácia do sistema de saúde em resolver os problemas desse processo. A terceira mesa “Mobilizações, movimento estudantil e dos trabalhadores” discorrerá sobre mobilizações tanto do Movimento Estudantil, quanto dos Trabalhadores, correlacionando histórico e ciclo de lutas.

Espera um pouco! Ficou confuso com todos os termos novos? Vamos te ajudar a entender:


O que é DENEM?

A direção executiva nacional dos estudantes de medicina foi fundada em 1986, na cidade de Fortaleza, durante o XVII Encontro Científico dos Estudantes de Medicina, ECEM.

Com mais de 20 anos de existência, a DENEM vem desempenhado o papel de entidade representativa dos estudantes de medicina a partir de várias lutas e mobilizações. Durante a década de 90 a pauta da educação médica foi sem sombra de dúvida a mais importante no seio da Executiva. Dentre outras pautas importantes estava a defesa do sistema único de saúde público, equânime e de qualidade.
lenária de Fundação da DENEM
Para o desempenho de suas atividades a DENEM divide se em 8 regionais para facilitar o canal de dialogo entre a entidade nacional e os Centros Acadêmicos ou Diretórios Acadêmicos, também denominados Coordenações Locais, CL’s. Cada Regional possui uma Coordenação Regional que tem a responsabilidade de visitar as CL’s assim como organizar os encontros estudantis de medicina de caráter regional.

Regionais da DENEM

Além dos Coordenadores Regionais, a DENEM também possui uma Sede Nacional, composta pelos cargos de Coordenação Geral, Coordenação de Comunicação e Coordenação de Finanças. As Coordenações de Regionais, a Sede e a Coordenação de Relações Exteriores formam a Coordenação Nacional, que é a menor instancia deliberativa da DENEM.

Além da Coordenação Nacional a DENEM possui outro órgão: o Centro de Pesquisas e Estudos em Educação e Saúde, o CENEPES. O CENESPES é composto pelas chamadas coordenações de área, que são as coordenações: de políticas de saúde, de educação em saúde, de políticas educacionais, de extensão universitária, de meio ambiente, de cultura, cientifica, de estágios e vivencia. Além das coordenações, o CENEPES comporta as acessórias de mídias, de planejamento e de resgate histórico do movimento.

A DENEM também possui encontros periódicos que constituem os outros espaços deliberativos. Há encontros de âmbito regional e nacional. São eles:

Regionais

- Reuniões de Regional (RR): são as reuniões das CL’s de cada regional.
- Encontro Regional dos Estudantes de Medicina (EREM): acontece em cada regional uma vez por ano. É o maior encontro de âmbito regional, há nele debates políticos, eventos culturais e cientifico.
- Olimpíadas Regionais dos Estudantes de Medicina (OREM): ocorre no nordeste e na regional SE 1.

Nacionais

- Reunião de Órgãos Executivos (ROEX): é a reunião das CL’s do pais inteiro. É o terceiro maior instancia deliberativa da DENEM.
- Seminário do CENEPES: Também anual, é o encontro no qual é feito debates e analises sobre algum tema que envolva as coordenações do CENEPES.
- Congresso Brasileiro dos Estudantes de Medicina (COBREM): ocorrem todos os ano nos messes de janeiro. Tem a função de elaborar e aprovar o planejamento da DENEM. É o segundo maior espaço deliberativo da Executiva.
- Encontro Cientifico dos Estudantes de Medicina (ECEM): esse encontro ocorre desde 1969, á anterior a DENEM. Tem esse nome para burlar a repressão da ditadura militar. É o maior espaço deliberativo da Executiva, acontece geralmente em cada mês de julho. Além do eixo político, há também na programação eventos culturais e científicos.
 
Ainda está com dúvida? 

É possível entrar em contato com a equipe organizadora ou com o no e-mail do EREM: erem2013rg@gmail.com . Equipe organizadora: Equipe organizadora: Kelly Gelinske. Adriana Ferrapontoff Lemos, Vanessa Cardoso Barrientos, Mayara Floss, Luan Menezes Dantas, Marina Trentin de Souza, Andrea Cabral Ferreira, Marina Anzolin, Marcelo Carvalho Seixas, Caroline Menegotto Petroli, Thiago Amaral Medeiros, Ana Caroline Gomes Moraes, Estefânea Catherine Coltro, Jean Paulo Veronese de Souza, Maria Emília Montagner, Hugo de Oliveira Mamede, Raiza Alves da Silva, Hannah Noronha Silva, Luiza Crochemore Mohnsam da Silva, Ariane Neuhaus Machado, Vinicius dos Santos Silva de Lima, Camila Ubiali de Rezende, Emanuelly Martins da Silva e Arnildo Dutra de Miranda Júnior.

Aguardamos você no XVIII EREM! Estudante em luta, médico em construção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário